domingo, 29 de setembro de 2013

Dia Mundial do Coração

Boa noite caros leitores Nuthane! 
Hoje, 29 de setembro foi celebrado o dia mundial do coração, e, por isso, viemos aqui mostrar algumas dicas muito especiais para a saúde do coração de todos!


Como sabemos, as doenças cardíacas são consequência dos maus hábitos adquiridos durante a vida. Destacam-se entre esses maus hábitos, alguns erros alimentares como o consumo excessivo de gordura saturada (presente em alimentos de origem animal); gordura trans (presente em alimentos industrializados); além de açúcar refinado e sódio em excesso.

Para levar uma vida saudável é preciso praticar atividades físicas e equilibrar a dieta. Estudos recentes revelam que escolher o que é colocado no prato pode reduzir o risco de desenvolver doenças do coração. A seguir, saiba o que não pode faltar na sua alimentação para evitar problemas cardiovasculares


Azeite extravirgem
O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que diminuem a agregação plaquetária e previnem o surgimento de coágulos sanguíneos e placas na parede dos vasos, além de ser considerado importante agente anti-inflamatório se consumido de maneira adequada.

Oleaginosas
São ricas em ômega-3, que atua como um anti-inflamatório natural nos vasos sanguíneos, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardíacas. Fonte também de cálcio, magnésio, fósforo, selênio e vitaminas B e E, as oleaginosas também controlam a formação de radicais livres.



Peixes de água gelada

Como salmão, atum, sardinha e truta, são ricos em ômega-3, capaz de controlar a pressão sanguínea e prevenir o desenvolvimento de aterosclerose.


Vitaminas Antioxidantes

Como por exemplo vitamina E, C, e pró-vitamina A (betacaroteno) – participam da inibição do processo oxidativo.

Fibras

Presentes na aveia, feijão, cereais, maçã, goiaba e cenoura, as fibras solúveis facilitam a remoção do colesterol ruim (LDL) do corpo.

Alho
               Rico em alicina importante para a vasodilatação, diminuindo a pressão arterial.

GOSTARAM DAS DICAS DE HOJE? ENTÃO COMENTEM E TIREM SUAS DÚVIDAS.
ÓTIMA SEMANA
EQUIPE NUTHANE
                                                                                                                    
BIBLIOGRAFIA
MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause, Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ª ed. São Paulo: Elsevier, 2010.

COSTA, Neuza M. B; ROSA, Carla de O. B (eds). Alimentos funcionais: componentes bioativos e efeitos fisiológicos. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011.

DEMÔRO, Renata. Cinco alimentos que fazem bem para o coração. Portal Bem Estar GNT, 2012. Disponível em: < http://gnt.globo.com/bem-estar/dicas/Cinco-alimentos-que-fazem-bem-para-o-coracao.shtml> Acesso em: 28 set 2013.



sábado, 21 de setembro de 2013

Dia do sorvete

O calor chegou! Veja algumas dicas e estratégias para se refrescar sem exagero e mantendo uma alimentação saudável!

Dia 23 de setembro marca o início da primavera e o dia do sorvete, e, nada melhor do que um sorvetinho 
para refrescar! O que vocês acham??



   A história inicial dos sorvetes começa com os chineses, que misturavam neve com frutas fazendo uma espécie de sorvete. Esta técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.

No Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado e, por isso, tinha que ser tomado logo após o seu preparo. Um anúncio avisava a hora exata da fabricação, sendo que o primeiro anúncio apareceu em São Paulo, no dia 4 de janeiro de 1878.

Mas atenção para a dica Nuthane: apesar do sabor privilegiado e da sensação refrescante, não se engane: o valor calórico dos sorvetes depende da composição, ou seja, das matérias primas utilizadas para sua fabricação. Um sorvete produzido com ovos ou leite fornecerá uma maior quantidade de proteína e gordura se comparado a um sorvete que utiliza água. Assim, vale dizer que seu excesso pode significar calorias extras e gordura saturada.

Conheça algumas opções comercializadas atualmente e fiquem atentos as suas características para a melhor escolha:


  
Sorvetes com leite:

Apesar de serem fontes de cálcio e proteínas, os sorvetes à base de leite são mais calóricos e ricos em gorduras hidrogenadas, devendo ser consumidos com moderação.

Sorvetes de frutas:
Os sorvetes de fruta são melhores opções. Isso porque eles são feitos à base de água e, portanto, possuem menos calorias, ajudam a hidratar o corpo e ainda são muito refrescantes. Mas uso deve ser casual.



Smoothies:
Feitos normalmente à base de frutas, os smoothies podem ter ou não adição de iogurte e possuem de 150 a 200 calorias por copo de 200ml. A adição de açúcar ou chocolate podem aumentar as calorias e o teor de gordura saturada.

Raspadinhas:



As raspadinhas são preparadas com menos frutas e costumam ser acompanhadas de açúcar ou xaropes ricos em conservantes - o que pode ser prejudicial à saúde.

DICA NUTHANE:

SORVETE DE BANANA




Ingredientes
2 bananas congeladas
1 pote de iogurte natural

Modo de Preparo
Tire a banana do congelador e deixe descansar por cerca de 10 minutos, para não ficar tão dura.
Coloque a banana e o iogurte no liquidificador e bata até ficar bem cremoso.
Se você quiser, salpique um pouco de canela em cima do sorvete. 

BOA SEMANA A TODOS!! E SE REFRESQUEM COM MODERAÇÃO, A SAÚDE SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR!

                                                                                              

FONTES CONSULTADAS:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS E DO SETOR DE SORVETES. História do Sorvete: Você sabia que esta delícia existe há mais de 3000 anos? ABIS, s/d. Disponível em: <http://www.abis.com.br/institucional_historia.html> Acesso em: 18 set. 2013.

SERPEJANTE, Carolina. Compare sete tipos de sorvete e escolha o melhor para a dieta. Portal Minha Vida. 2012. Disponível em: < http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15898-compare-sete-tipos-de-sorvete-e-escolha-o-melhor-para-a-dieta> Acesso em: 18 set. 2013.

ZWIPP, Patrícia. Dia do sorvete: experimente 12 receitas deliciosas. Portal Terra, s/d. Disponível em: < http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/dia-do-sorvete/> Acesso em: 18 set. 2013.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sucos

Sucos para vitaminar e refrescar o nosso dia-a-dia!

Olá pessoal! Todos estão sofrendo com o calor essa semana? Ás vezes não é fácil se acostumar com a mudança de temperatura, e muitos acabam ficando até mesmo doentes.


Para aproveitar os dias quentes, hoje nós preparamos algumas dicas de sucos para refrescar e vitaminar o nosso dia-a-dia! Que tal trocar um pouco o suco de laranja ou maracujá por um mais completo? Vamos usar e abusar dos sucos para enriquecer nossas refeições com vitaminas e minerais, e além disso fortalecer nosso organismo!



Suco da horta


2 xícaras (chá) couve manteiga
1 litro água
1 xícara (chá) polpa de maracujá (fruta in natura)
1 xícara (chá) açúcar
½ xícara (chá) suco de limão

Lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no liquidificador e bata com a água. Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente. Coe e acrescente os demais ingredientes. Sirva bem gelado.


Suco licopeno



1 xícara (chá) tomate maduro picado s/ a pele e a semente
2 xícaras (chá) goiaba vermelha picada
O suficiente água
2 xícaras (chá) melancia picada sem semente
5 xícaras (chá) açúcar
A gosto gelo

Cozinhe o tomate com a goiaba e a água. De
ixe esfriar e reserve.
Coloque no liquidificador a melancia, o tomate e a goiaba cozidos, e a água e bata bem. Coe, acrescente o açúcar e o gelo.


Além dessas idéias, vale a pena misturar! Alguns exemplos são os sucos de laranja com limão, laranja com morango, morango com limão (ricos em vitamina C!)... Mas ainda dá pra misturar, pêra, uva, maçã e tudo mais que tiver vontade!

Os sucos são uma ótima opção para lanches, no entanto, vale a pena lembrar que eles não substituem totalmente o consumo da fruta in natura. E lembre-se: a melhor maneira de se preservar as fibras presentes nas frutas, é não coar os sucos!

E nunca é demais reforçar que não podemos exagerar no açúcar! As frutas já apresentam sua doçura natural, mas se precisar adoçar coloque o mínimo possível de açúcar refinado, ou tente adoçar com mel ou açúcar mascavo.. Já experimentou?

Outra dica é a preparação de cubos de gelo com sabor.. Além de dar um gostinho especial ao seu suco, eles podem deixar sua refeição muito mais divertida!



Por hoje é só pessoal, esperamos que aproveitem as dicas de hoje, e até semana que vem!
E não deixem de acompanhar nossas dicas durante a semana: https://www.facebook.com/nuthanenutricao