Boa noite leitores!
Como na semana passada falamos um pouco sobre um
instrumento de educação nutricional, a PIRÂMIDE ALIMENTAR, nessa semana vamos
falar sobre quando esse processo de educação nutricional deve começar:
Nosso tema da semana é NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA.
Sim leitor, para que tenhamos bons hábitos alimentares
durante toda a nossa vida, é essencial que esses hábitos sejam criados quando
ainda somos pequenos.
É na infância que a criança começa a experimentar os
diferentes tipos alimentos, criando suas preferências e aversões, fatores que
irão influenciar suas escolhas ao longo da vida.
Os fatores que podem influenciar nessas escolhas são os
mais diversos possíveis, dentre eles o ambiente da refeição, a forma de
preparação, a forma pelo qual o alimento é oferecido à criança, a apresentação
visual do alimento, dentre inúmeros outros! Dessa forma, é essencial que o
momento da refeição seja agradável, e que a atenção da criança esteja voltada inteiramente
ao alimento, evitando que essa atenção seja desviada, por exemplo, pela
televisão ligada. A criança deve aprender desde cedo a se sentar à mesa, para
que assim possa conhecer as diferentes texturas, preparações e sabores.
"A literatura
sobre nutrição infantil evidencia que o comportamento alimentar do pré-escolar
é determinado em primeira instância pela família, da qual ela é dependente e, secundariamente,
pelas outras interações psicossociais e culturais da criança. O padrão da alimentação
do pré- escolar é determinado por suas preferências alimentares. A dificuldade
é fazer com que a criança aceite uma alimentação variada, aumentando suas
preferências e adquirindo um hábito alimentar mais adequado, uma vez que muitas
crianças têm medo de experimentar novos alimentos e sabores, fenômeno este
denominado neofobia alimentar."
Verduras e legumes geralmente são os alimentos mais
“temidos” pelas crianças, e muitas mães acabam “escondendo” esses alimentos na
forma de preparações elaboradas, para que a criança não note a presença desses,
e assim consuma esses alimentos de uma forma ou de outra. Esse comportamento
não é recomendado nessa fase do conhecimento e aprendizado. Durante esse
período, é importante que a criança aprenda sobre os alimentos, e os
experimente isoladamente, decidindo assim quais ela gosta e quais não.
Faça pratos coloridos, e da alimentação um momento de
diversão!
E lembre-se: Para que a criança crie bons hábitos
alimentares, é essencial que a família também os tenha. Os pais são o exemplo
que elas precisam para seguir! Os alimentos que os pais consomem, são aqueles que a criança vai querer consumir também!
Use sua imaginação! Seguem algumas idéias:
Por hoje é só pessoal! Na semana que vem esperamos você
para compartilhar novas informações! Não se esqueça de enviar suas sugestões
para contato.nuthane@gmail.com
Tenha uma ótima semana, cheia de saúde para todos nós! E
até semana que vem.
FONTES CONSULTADAS:
RAMOS, M.; STEIN, L. M. Desenvolvimento do
comportamento alimentar infantil. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 76,
supl. 13, 2000.
Apesar de eu ser um leitor assíduo, sou uma mau exemplo, pq li o post comendo! "/ hehehe ..parabéns pelo blog.
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