terça-feira, 4 de junho de 2013

Nutrição na infância

Boa noite leitores!

Como na semana passada falamos um pouco sobre um instrumento de educação nutricional, a PIRÂMIDE ALIMENTAR, nessa semana vamos falar sobre quando esse processo de educação nutricional deve começar:
Nosso tema da semana é NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA.


Sim leitor, para que tenhamos bons hábitos alimentares durante toda a nossa vida, é essencial que esses hábitos sejam criados quando ainda somos pequenos

É na infância que a criança começa a experimentar os diferentes tipos alimentos, criando suas preferências e aversões, fatores que irão influenciar suas escolhas ao longo da vida.

Os fatores que podem influenciar nessas escolhas são os mais diversos possíveis, dentre eles o ambiente da refeição, a forma de preparação, a forma pelo qual o alimento é oferecido à criança, a apresentação visual do alimento, dentre inúmeros outros! Dessa forma, é essencial que o momento da refeição seja agradável, e que a atenção da criança esteja voltada inteiramente ao alimento, evitando que essa atenção seja desviada, por exemplo, pela televisão ligada. A criança deve aprender desde cedo a se sentar à mesa, para que assim possa conhecer as diferentes texturas, preparações e sabores.

"A literatura sobre nutrição infantil evidencia que o comportamento alimentar do pré-escolar é determinado em primeira instância pela família, da qual ela é dependente e, secundariamente, pelas outras interações psicossociais e culturais da criança. O padrão da alimentação do pré- escolar é determinado por suas preferências alimentares. A dificuldade é fazer com que a criança aceite uma alimentação variada, aumentando suas preferências e adquirindo um hábito alimentar mais adequado, uma vez que muitas crianças têm medo de experimentar novos alimentos e sabores, fenômeno este denominado neofobia alimentar."

Verduras e legumes geralmente são os alimentos mais “temidos” pelas crianças, e muitas mães acabam “escondendo” esses alimentos na forma de preparações elaboradas, para que a criança não note a presença desses, e assim consuma esses alimentos de uma forma ou de outra. Esse comportamento não é recomendado nessa fase do conhecimento e aprendizado. Durante esse período, é importante que a criança aprenda sobre os alimentos, e os experimente isoladamente, decidindo assim quais ela gosta e quais não.

Faça pratos coloridos, e da alimentação um momento de diversão!

E lembre-se: Para que a criança crie bons hábitos alimentares, é essencial que a família também os tenha. Os pais são o exemplo que elas precisam para seguir! Os alimentos que os pais consomem, são aqueles que a criança vai querer consumir também!

Use sua imaginação! Seguem algumas idéias:






Por hoje é só pessoal! Na semana que vem esperamos você para compartilhar novas informações! Não se esqueça de enviar suas sugestões para contato.nuthane@gmail.com


Tenha uma ótima semana, cheia de saúde para todos nós! E até semana que vem.

FONTES CONSULTADAS:

RAMOS, M.; STEIN, L. M. Desenvolvimento do comportamento alimentar infantil. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 76, supl. 13, 2000.

Um comentário:

  1. Apesar de eu ser um leitor assíduo, sou uma mau exemplo, pq li o post comendo! "/ hehehe ..parabéns pelo blog.

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